Aulas de capoeira e ballet - Mais um diferencial para as crianças e adolescentes de Machadinho

Data: 13/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ciente da importância dos alunos terem contato com esporte, dança, arte, história e música, irá oportunizar aulas de Capoeira e Ballet para os alunos no contraturno escolar.

A escola não é mais um ambiente fechado ao modelo formal de ensino, ela se abre e dá oportunidade para manifestação de outros saberes e para educação não-formal, aprendidas através de manifestações culturais como a Capoeira. A Capoeira tem um leque infinito de possibilidades. Ela pode ser mais um recurso a ser utilizado dentro do contexto escolar para tentar reverter o quadro alarmante de desinteresse pelo aprendizado por parte dos educandos. O desafio aos limites do corpo, através dos movimentos acrobáticos, é um grande atrativo dentro desse universo. Os exercícios de Capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo de maneira eficaz os seguintes aspectos: imagem do corpo; equilíbrio; associação visual motora; coordenação; movimentos de locomoção e movimentos uniformes; orientação espacial; lateralidade; direcionalidade; criatividade. Todos convivendo em um só espaço com os mesmos direitos. Os conteúdos da capoeira ajudam na formação de seres humanos capazes de conviver com as diferenças.

Já o ballet, é uma dança que fascina as pessoas devido à elegância das bailarinas e aos figurinos deslumbrantes que chamam a atenção pelo glamour que representam. Como toda atividade física, o ballet apresenta inúmeras vantagens para o corpo e para a mente. Dentre os diversos benefícios que a dança traz, os principais são disciplina, postura e ritmo.

Além disso, a partir do momento em que a criança começa a entrar em contato com a arte, música, figurinos e histórias, sua criatividade e imaginação começam a ser desenvolvidas e estimuladas, principalmente as partes que estão relacionadas aos contos de fadas.

As noções de musicalidade e ritmo também são desenvolvidas, bem como a consciência corporal, coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento muscular. O ballet clássico é uma das atividades que mais estimulam a educação psicomotora da criança (nas idades entre 3 e 7 anos), fazendo com que sua imagem corporal seja melhor definida, com uma maior consciência de si e do mundo seu redor.

Ademais, as aulas da Banda Marcial Maestro Candal, serão retomadas em agosto.

Mais uma vez a Administração Municipal de Machadinho se empenha para oportunizar as crianças e adolescentes de nossa cidade atividades culturais ricas em conteúdo histórico, capazes de desenvolver o aspecto físico-motor, cognitivo e afetivo.

SMEC Machadinho

Gallery_big_6746840f7f180034ec72289b2bdf6ced
flayer Ballet e Capoeira 2019.jpg