Secretaria de Saúde oferece agora em Machadinho o pré-natal psicológico

Data: 21/08/2019

O município de Machadinho, por meio da secretaria de saúde já oferece aos munícipes o pré-natal tradicional que engloba consultas com médico, equipe de enfermagem, nutricionista, dentista, exames, dentre outros. Agora, para complementar este serviço, também é oferecido o pré-natal psicológico, que está voltado as demandas psicoterapêuticas, possibilitando apoio emocional e a resolução de demandas que surgem neste período.

O pré-natal psicológico é um acompanhamento durante a gestação e o puerpério com o objetivo principal de ser um espaço de acolhimento e troca de experiências, medos, dúvidas e expectativas, prevenindo qualquer tipo de adoecimento psíquico durante ambas as fases.

A ideia é preparar a mulher para vivenciar estes períodos de forma mais satisfatória e saudável, com mais informação, promovendo saúde mental e um bom vínculo com o bebê.

Nos atendimentos são abordados temas importantes, tais como: vínculo mãe-bebê, depressão pós-parto, sobrecarga materna, mudanças no relacionamento com o parceiro após a maternidade, a construção de ser mãe (não nascemos sabendo, aprendemos a ser mãe), dentre outros.

Todas as gestantes que realizam o pré-natal junto a Unidade de Saúde serão encaminhadas para este apoio psicológico. Na consulta individual com a psicóloga, paciente e profissional decidem juntos a necessidade e o formato de tal acompanhamento. Em todos os casos será avaliado os sintomas depressivos e a possibilidade de vir a desenvolver depressão pós-parto, para que assim já seja traçado um plano terapêutico a longo prazo para esta gestante.

Gallery_big_40fe43fd183161038f616642088b835b
flayer pre-natal piscicológico.jpg