Saltar para o corpo principal da página

Aumento acelerado de casos positivos de Covid-19 acende alerta para a população de Machadinho

Data: 23/07/2020

 

No início desta semana o município de Machadinho passou de 14, conforme boletim da última sexta-feira (17), para 23 casos positivos de Covid-19 na última segunda feira, dia 20 de julho. Não somente os casos confirmados, mas sim suspeitos e monitorados coloca a população em alerta para novas e mais fiscalizadas medidas de prevenção.

O Secretário Municipal de Saúde, Cristiano Schaffer, lamenta o comportamento da população com a frequente aglomeração de pessoas tanto na cidade como interior do município, o que vem aumentando o número de casos e por consequência expondo a população a um risco maior de contágio.

Nas considerações da Enfermeira Camila Rosa Wincki, é visível o afrouxamento das medidas de prevenção por parte da população cabendo a necessidade de reforçar as recomendações divulgadas no início da pandemia, com a principal recomendação de ficar em casa. Camila menciona que é de suma importância que as pessoas monitoras e suspeitas bem como seus familiares, devem permanecer em isolamento domiciliar e evitar todo e qualquer contato com demais vizinhos e familiares.

Uma das dúvidas da população e que requer ainda mais ênfase, diz respeito a questão de buscar ou não o sistema de saúde em casos gripais. Camila orienta que sintomas leves devem ser tratados em casa, para evitar que as pessoas fiquem ainda mais expostas a doença. Quando os casos forem de febre alta e dificuldades respiratórias a orientação é buscar sim o serviço de saúde local. Para as questões de necessidade de atestado médico para comprovar os sintomas considerados suspeitos, os usuários podem se dirigir a UBS para buscar seu documento.

Outro questionamento traz a dúvida de, como proceder em caso de contato com uma pessoa positivada. Camila destaca que se o contato for esporádico levando em consideração o distanciamento, o uso da máscara e demais cuidados, a medida a ser adotada é ficar em alerta para acompanhar o quadro de saúde. Não menos importante é a diminuição da circulação nas ruas e proximidade com outras pessoas, para não ser um possível agente de transmissão.

A vigilância sanitária do município trabalha para orientar o comércio local sobre as normas estabelecidas. José Donizete de Moraes, responsável pelo setor, salienta que mais iniciativas estão sendo tomadas e novamente todos os estabelecimentos receberam novas orientações sobre medidas e penalidades. O profissional salienta que as medidas orientadas ao comércio, não estabelece que estes espaços sejam os maiores agentes de transmissão, mas é preciso cumprir as deliberações para não sofrer as penalidades. O mesmo vale para as pessoas positivadas, que descumprirem a ordem de autoridade sanitária sobre a determinação de isolamento.

Nesta quarta-feira (22), com o total de 27 casos positivos para Covid-19, o município de Machadinho possui 49 pessoas monitoras e 15 casos suspeitos.

É oportuno mencionar que, caso a população verifique o descumprimento das medidas de prevenção e isolamento tanto para comércio como para munícipes, a Brigada Militar atende as denúncias e ocorrências pelo 190 ou ainda pelo telefone 54 9 96347123.

 

 


Arrow_Owl
Gallery big caa12058bcc9962c892a1f2ea764cd3e
WhatsApp Image 2020-07-22 at 17.40.55.jpeg