Número de casos ativos da Covid-19 aumenta em Machadinho

Data: 19/11/2020

Crescente em todo o país, nos últimos dez dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho constatou o aumento significativo de casos ativos de Covid-19 e pessoas com sintomas gripais. A uma semana a traz apenas um caso ativo era registrado no município, hoje o número é de 13 pessoas.

Na tentativa de frear essa crescente aceleração, o órgão de saúde municipal, alerta para que sejam mantidas as medidas preventivas e que se tomem ainda mais cuidados. Conforme a enfermeira Camila Rosa Wink, é necessária a atenção de todos, evitar aglomerações, cuidados básicos, a cultura de compartilhar objetos como copos e cuias de chimarrão e principalmente retomar o uso da máscara. Ela destaca “ a gente observa que as pessoas não estão mais utilizando a máscara como antes, uma medida importante de prevenção coletiva, e que ela seja utilizada principalmente ao acessar espaços comerciais, públicos onde há maior circulação de pessoas” afirma Camila.

Outra temática em discussão é a questão da reinfecção pelo vírus. Camila ressalta que por ser uma doença nova ainda é difícil afirmar isso, embora existam casos já identificados. Sendo assim, as pessoas que já foram positivadas devem tomar todos os cuidados para evitar nova exposição. Camila orienta que embora o indivíduo não adoeça novamente, já que o organismo pode ter anticorpos imunes, isso não significa que ele não possa ser um meio de transmissão do vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho orienta a população que ao apresentar sintomas gripais busquem orientação médica para avaliação. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelo telefone watts 54 3551 1286.

O Boletim atualizado nesta quarta-feira (18) traz 218 casos positivos, 13 ativos, destes doze em tratamento domiciliar e um hospitalizado. O que chama atenção são os números elevados de pessoas monitoradas e suspeitas, apresentando 85 e 26 respectivamente.

Gallery big 0b5a288f07e601521e0f3c1656173074
Facebook covid-19 Machadinho 2020-11-18.png